prisão de ventre

8 exercícios que ajudam a combater a prisão de ventre

Ter uma alimentação rica em fibras, beber bastante água e praticar exercícios físicos são algumas das medidas que ajudam a combater a prisão de ventre. Apesar de ser um distúrbio simples, causa sintomas desconfortáveis e incômodos aos pacientes.

Neste post, saiba mais sobre a condição e conheça os 8 melhores exercícios físicos para evitar ou eliminar a constipação. Confira!

O que é a prisão de ventre?

O intestino preso ou constipação, como também é conhecida a condição, é um distúrbio intestinal que se caracteriza pela dificuldade que uma pessoa tem em evacuar. Porém, para que o diagnóstico seja confirmado, o indivíduo precisa apresentar os seguintes sintomas:

  • a quantidade de evacuações tem que ser igual ou inferior a duas vezes por semana;
  • necessidade de fazer grande esforço para evacuar;
  • a consistência das fezes é mais dura do que o normal;
  • sensação de que o intestino está cheio, mesmo após ter evacuado.

A principal causa para a prisão de ventre é a dieta desequilibrada, com alimentos gordurosos, ricos em açúcares e a ausência de fibras. A baixa ingestão de líquidos também é um fator frequente de constipação.

O que poucas pessoas sabem é que a falta de atividades físicas também afeta diretamente o funcionamento gastrointestinal. Isso porque há uma conexão entre os sistema nervoso central e o entérico, localizado no intestino.

Quando uma pessoa está sob o impacto de emoções negativas, os neurotransmissores interferem no movimento do intestino, prejudicando a evacuação. Nesse caso, a prática de exercícios combate a prisão de ventre porque promove o relaxamento e a liberação do estresse.

Exercícios para prisão de ventre

1. Alongamento

Os alongamentos são uma excelente forma de começar a praticar exercícios. Quando a musculatura abdominal é alongada, a região é fortalecida, favorecendo a movimentação interna do bolo alimentar.

2. Ioga

A ioga é uma técnica que trabalha, principalmente, a musculatura do abdômen. Uma das posições que mais favorecem o trabalho do intestino é a agnisara dhauti. Para fazê-la, basta sentar sobre o calcanhar:

  • em seguida, inspire e expire, esvaziando o pulmão e encolhendo o abdômen;
  • posteriormente, empurre a musculatura abdominal para fora e para dentro, continuamente;
  • repita até chegar ao seu limite e sentir falta de ar.

3. Caminhada

A caminhada ajuda a acelerar o metabolismo. O ideal é fazer 15 minutos por dia, durante três vezes por semana, pelo menos.

4. Pular corda

Esse exercício estimula várias áreas do corpo, melhora a circulação sanguínea, principalmente para a região abdominal. Dessa forma, o sistema gastrointestinal funciona melhor.

5. Natação

A natação atua na musculatura de todo o corpo, trabalha os pulmões e queima calorias, o que é bom para o intestino.

6. Agachamento

O agachamento é uma das melhores atividades para combater a prisão de ventre. Isso porque ele movimenta as principais estruturas responsáveis pela digestão e fortalece os músculos envolvidos no trânsito intestinal.

7. Abdominal

O fortalecimento da região abdominal é muito importante para melhorar o funcionamento do intestino. Abdominal é um exercício que tonifica, exclusivamente, essa região, facilitando a evacuação.

8. Dança

A dança é uma excelente atividade física. Isso porque, além de ser divertida e provocar o relaxamento, ela estimula o abdômen e essa é uma prática interessante para combater a prisão de ventre.

Viu? Essas são apenas algumas das possibilidades de exercícios que você pode realizar e que ajudarão a combater a prisão de ventre.

Quer saber mais? Clique no banner.

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp