constipação intestinal

Alimentos que ajudam na constipação intestinal

A constipação intestinal, conhecida popularmente como prisão de ventre, é um problema que ocorre quando a função intestinal se torna dificultada, impedindo ou diminuindo a frequência ou mesmo dificultando a evacuação. Seus sintomas mais comuns incluem fortes desconfortos e sensação de cólica. Se não tratado, o problema pode evoluir para condições mais severas como prolapso retal, fissuras anais ou hemorroidas, por exemplo. Por mais que, em casos mais sérios, intervenções médicas sejam necessárias, simples hábitos alimentares podem contribuir para que a condição seja amenizada ou mesmo sanada. Em seguida, confira os principais alimentos indicados e contraindicados para a constipação intestinal.

Alimentos mais indicados contra a constipação intestinal

A dieta mais indicada para combater a prisão de ventre inclui alimentos ricos em fibras, como mamão, aveia, ameixa e folhas verdes, como o alface, bem como espinafre e rúcula. Confira quais são os principais alimentos que contribuem para o bom funcionamento intestinal:
  • cereais como o farelo de trigo, quinoa, aveia grossa e gérmen de trigo;
  • probióticos como kéfir e iogurte natural;
  • verduras em geral, como acelga, rúcula, couve, alface, agrião, brócolis, nabo e espinafre;
  • sementes de chia, gergelim, linhaça, girassol e abóbora;
  • frutas como ameixa, pera, laranja, mamão, pêssego, abacaxi, uva-passa, damasco e figo;
  • arroz integral, pão integral, macarrão integral, entre outras opções de alimentos integrais.
O consumo dessas opções deve ser diário, pois só assim o intestino será readequado ao seu bom funcionamento.

Consuma bastante água

Para aumentar o bolo fecal e facilitar sua eliminação, hidratando as fibras consumidas durante a alimentação, o consumo frequente de água é indispensável. Outra função importante do líquido é lubrificar o interior do intestino, favorecendo a eliminação das fezes. A quantidade diária recomendada por especialistas pode variar de acordo com o peso do indivíduo, mas a média geral é representada por 35 ml de água para cada kg. Esse cuidado é primordial, uma vez que o aumento do consumo de verduras, frutas e fibras pode comprometer ainda mais o funcionamento intestinal caso não haja a hidratação suficiente.

Alimentos a serem evitados para não ter o intestino preso

Os principais alimentos que provocam a prisão de ventre são aqueles ultraprocessados ou industrializados. Existem, porém, algumas frutas que também podem contribuir para essa condição, por isso é preciso ficar atento. Confira, em seguida, quais são as opções que você deve evitar no cardápio:
  • bacon, linguiça, salsicha, presunto, entre outras carnes processadas;
  • fastfoods;
  • frituras;
  • empanados;
  • comidas congeladas pré-preparadas;
  • gorduras ruins em geral;
  • frutas como a goiaba e a banana verde.
A grande maioria das opções mencionadas são muito comuns na alimentação cotidiana. Portanto, evitá-los completamente pode ser difícil em certas situações. Entretanto, procure consumi-los com moderação, principalmente se for suscetível a disfunções no intestino. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp