coronavírus

O Que São os Coronavírus e Qual o Tempo de Incubação Deles?

A forma exponencial como evoluiu na China e a velocidade com que este novo coronavírus se espalhou pelo mundo deixou a população em pânico. Em consequência disso, há uma busca constante por informações sobre o assunto.   Assim, com o propósito de prestar informação de qualidade, preparamos este post para explicar mais sobre esse agente transmissor.

O que são os coronavírus?

Quando se fala em coronavírus, estamos falando de uma família de vírus que é conhecida desde os anos 60. Deste período até os dias atuais, esse grupo tem deixado um longo rastro de óbitos por onde passa.   Talvez você não saiba, mas as últimas síndromes respiratórias que assolaram o mundo, como a SARS e a MERS, também foram provocadas por esta família de microrganismos.   Porém, esta nova versão chamada de Covid-19 é completamente desconhecida pela medicina e, por isso, ainda não foi desenvolvida uma vacina ou um tratamento para combater a doença. Dessa forma, a cada dia, o vírus continua a se disseminar.   Prova disso, é que recentemente a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou a pandemia de coronavírus. Esta nomenclatura é utilizada quando alguma patologia infecta, simultaneamente, inúmeras pessoas de diferentes lugares do mundo.

Qual a origem do Covid-19?

A origem de como o Covid-19 se desenvolveu ainda não é comprovada pela comunidade científica, mas estudos apontam para duas possibilidades: ou o vírus sofreu mutações após o contato com humanos ou pelo contágio de alguns animais, como o morcego e o pangolim.   Ainda, o primeiro diagnóstico confirmado da doença foi em dezembro de 2019, em Wuhan, na província de Hubei, na China. Apesar de não existir uma evidência, o início da disseminação está relacionada a vendedores ambulantes que trabalhavam em um mercado de frutos do mar.   Porém, apesar de perigoso e do crescente número de casos, a letalidade do Covid-19 é menor do que as versões anteriores de coronavírus. Em idosos, a taxa chega a 15%, já em jovens é menor do que 0,5%.

Como é o contágio?

A transmissão do Covid-19 ocorre de pessoa para pessoa. Isso significa que a contaminação se dá através de gotículas respiratórias ou pelo contato. Assim, qualquer aproximação com alguém infectado pode ser um risco.   Apesar deste vírus ter um contágio menos intenso do que o da gripe, as formas de disseminação são muito parecidas, como por exemplo:
  • contato com resíduos de espirro, tosse, secreção ou saliva de pessoas contaminadas;
  • pelo aperto de mão ou beijo em doentes;
  • contato das mãos com os olhos, nariz ou boca após encostar em superfícies infectadas.

Qual o tempo de incubação?

Geralmente, o período de incubação do coronavírus é de cinco dias, mas pode demorar até 12 dias para o indivíduo manifestar os primeiros sintomas. Já a transmissibilidade dos pacientes infectados é de, em média, sete dias após o início dos sinais da doença.   Apesar de não ser a maioria dos casos, pessoas que portam o vírus e que são assintomáticas também podem repassar a doença para outras pessoas.   Por tudo isso, é muito importante seguir as recomendações de prevenção informadas pelas autoridades. Então, evite o contato físico, mantenha as mãos higienizadas e, se possível, não saia de casa. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais.