Dispepsia

Dispepsia: entenda as causas, sintomas e tratamentos da má digestão

Conhecida popularmente como má digestão, a dispepsia pode ser um problema comprometedor no dia a dia, devido à dor e ao desconforto que provoca. Para ficar atento à sua ocorrência e saber como evitá-la, confira, em seguida, o que caracteriza essa condição, suas principais causas, sintomas e relação com algumas doenças.

O que caracteriza a dispepsia?

A caracterização da dispepsia é muito simples. Pode referir-se apenas à dor que atinge o abdome após certas refeições ou, ainda, a alguns distúrbios gástricos. Entre os principais problemas que atingem o estômago e são associados à má digestão, estão condições como enjoo, vômito, eructação, bem como a simples sensação de estômago cheio.

Quais são as principais causas para a má digestão?

As causas que desencadeiam a má digestão são basicamente aquelas que comprometem o pleno funcionamento das funções gástricas. São ações muito comuns no dia a dia das pessoas e, por isso, muitas vezes passam despercebidas. Entre as principais delas, está a grande velocidade durante as refeições, o que impede que os alimentos sejam corretamente mastigados. Tomar líquido no momento da alimentação também é prejudicial, pois favorece que boa parte do que foi ingerido não seja adequadamente absorvido pela mucosa estomacal. Abusar de opções muito gordurosas ou ter o hábito de ingerir muitas frituras também é extremamente prejudicial nesse sentido.

Como reconhecer os principais sintomas do problema?

Os sintomas da má digestão são comuns e podem ser detectados facilmente. Incidência recorrente de enjoo, eructação (popularmente conhecida como arroto), dor abdominal, vômito, sensação de estômago excessivamente cheio, bem como muita sonolência após os momentos de alimentação. Caso os hábitos alimentares mencionados sejam eliminados do cotidiano, é comum que os sintomas desapareçam após certo tempo, na média de uma ou duas semanas. Se os sintomas não desaparecerem após o período de uma semana ou sejam acompanhados de outras condições, como fezes excessivamente escuras, um médico deve ser consultado imediatamente.

Qual a sua relação com outras doenças?

Quando a dor ocasionada pela má digestão estiver localizada na região superior do abdome, ela pode estar relacionada a azia, gastrite ou úlcera. Se for agravada após a alimentação, pode sinalizar cálculos biliares. No caso de dor na região média do abdome, o indivíduo pode estar sofrendo gastroenterite ou síndrome do intestino irritável. Na parte inferior do abdome, por sua vez, quando surge acompanhada de apertos recorrentes, a dispepsia pode sinalizar síndrome do intestino irritável, colite ou ainda problemas pélvicos, em mulheres. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp