intolerância alimentar

Sinais de que você possui intolerância alimentar

Com a evolução da medicina, o diagnóstico de várias doenças se tornou, senão mais eficaz, ao menos mais ágil. Em consequência disso, há um esperado aumento no número de casos de várias doenças, principalmente no que se refere à intolerância alimentar. Contudo, em razão da falta de informação, ainda há muitas dúvidas sobre as diferenças entre hipersensibilidade, doença celíaca, alergia e intolerância a alimentos. Uma das formas de distingui-la é pelos sintomas que cada uma produz. Sobre isso que esse artigo irá tratar.

O que é intolerância alimentar?

É o conjunto de reações do organismo à presença de determinados alimentos, causando distúrbios intestinais, respiratórios, surgimento de manchas e coceira na pele. As intolerâncias mais comuns são ao hidrato de carbono, as aminas biogênicas e aos aditivos alimentares. Apesar de ser um problema mais brando do que a alergia alimentar, a intolerância é capaz de provocar muito desconforto e incômodo ao paciente. O tratamento dessa condição é baseado na dieta restritiva, eliminando os alimentos que não são digeridos pelo organismo. No que se refere aos sintomas, a intolerância alimentar possui alguns bem característicos. Nas próximas linhas, você vai conhecer um pouco mais sobre eles.

Constipação intestinal

Também conhecido como prisão de ventre, é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade persistente em evacuar. Apesar de não existir um padrão correto para a quantidade mínima de evacuações, pode variar entre 3 a 12 vezes por semana. O diagnóstico de constipação é confirmado quando o indivíduo evacua duas ou menos vezes por semana e/ou quando é preciso fazer um esforço enorme para conseguir.

Dor de cabeça

Obviamente, a dor de cabeça por si só não indica uma distúrbio alimentar, pois é um sintoma comum a inúmeros problemas. Ela só se torna um sinal de intolerância quando não é resolvida com os mais variados tipos de tratamentos. A dor de cabeça ocorre em função do processo inflamatório que acontece no intestino pela ingestão de determinados alimentos. Essa inflamação interfere na produção de alguns neurotransmissores, causando a sensação.

Inchaço abdominal

A sensação de inchaço na barriga é um sinal típico de intolerância. Ela surge porque o trato digestivo não consegue digerir o alimento, fazendo com que ele se acumule e fermente no intestino. Consequentemente, há um acúmulo de gases, o que provoca o estufamento no abdômen. Esse sintoma costuma vir acompanhado da vontade de ir ao banheiro e até de diarreia.

Dor na barriga

Quem tem intolerância alimentar costuma sofrer com dores estomacais. Elas surgem em razão da dificuldade do órgão em processar completamente a comida. Essa dor é mais intensa logo após as refeições, mas permanece durante todo o dia.

Cansaço excessivo

A inflamação constante do intestino demanda uma quantidade maior de energia do corpo. Dessa forma, é comum que a pessoa se sinta bem mais cansada do que o normal e que não melhore após uma boa noite de sono. Caso você apresente dois ou mais desses sintomas e já tenha passado por diferentes tipos de tratamentos que foram ineficazes, pode ser um indicativo de uma intolerância alimentar. Procure um gastroenterologista para ser avaliado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.