intoxicação alimentar

Intoxicação alimentar: sintomas, causas e tratamentos

Conforme dados do Ministério da Saúde, no Brasil, são registrados mais de 2 milhões de casos de intoxicação alimentar. Na maioria das vezes, ocorre quadros leves que se resolvem com poucos cuidados. De toda forma, é preciso estar atento para não deixar que a situação evolua para uma desidratação, por exemplo. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto, este texto explica todos os detalhes que envolvem a doença. Então, confira.

O que é intoxicação alimentar?

A intoxicação alimentar, ou intoxicação gastrintestinal, é um quadro infeccioso causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias, vírus ou componentes tóxicos. A contaminação pode acontecer durante o preparo ou armazenamento dos alimentos. Normalmente, ocorre após o consumo de carne crua ou mal passada, ovos mal cozidos, vegetais não higienizados ou leite não pasteurizado. Crianças e idosos acometidos devem ter um acompanhamento especial, pois são mais suscetíveis à desidratação, uma das complicações da intoxicação.

Causas da intoxicação alimentar

Na imensa maioria dos casos, a contaminação é feita por meio de bactérias, como a Salmonela, Escherichia coli, Staphilococus aureus e Clostridium botulinum, além do Rotavírus. Esses organismos podem ser transmitidos para quaisquer tipos de alimentos durante o cultivo ou manipulação ou durante o preparo e armazenamento da comida. Além disso, a intoxicação também pode acontecer através do contato com as mãos sem a correta higienização.

Grupos e fatores de risco

Idosos

O sistema imunológico das pessoas mais velhas não responde de forma rápida e eficaz aos organismos causadores da intoxicação.

Gestantes

Visto que o metabolismo e a circulação sanguínea funcionam de forma mais rápida, aumenta o risco de intoxicação. Além disso, a doença pode ser transmitida para o bebê.

Pessoas com doenças crônicas

Indivíduos com diabetes, hepatite e Aids têm uma resposta imunológica menor, dificultando o combate às bactérias.

Sintomas da intoxicação alimentar

Ainda que não seja de conhecimento geral, a maioria dos sintomas podem surgir até três dias após a ingestão do alimento contaminado. Entre os sinais mais comuns da doença estão:
  • náusea;
  • vômito;
  • diarreia;
  • febre;
  • cólica abdominal;
  • desidratação;
  • queda de pressão arterial;
  • perda de peso.
Em casos específicos, a intoxicação pode gerar sintomas diferentes, como confusão mental, fraqueza, dormência, bem como formigamento nas mãos, pés e rosto. Nessa situação, o mais indicado é procurar um hospital de pronto-socorro.

Tratamento

A maioria dos casos de intoxicação alimentar são leves e só precisam de orientações médicas, podendo  o tratamento ser feito em casa, com reposição de líquidos e eletrólitos. No entanto, caso a pessoa não tolere os líquidos, é essencial procurar um hospital para fazer uso de soro intravenoso. Deve-se procurar o Hospital quando:
  • os sintomas não melhorarem após 3 dias;
  • houver sangue no vômito ou nas fezes;
  • houver febre acima de 38º;
  • ocorrer desidratação;
  • ocorrer fraqueza muscular;
  • houver dificuldade na fala;
  • ocorrer confusão mental.
De toda forma, o melhor tratamento para a intoxicação alimentar é a prevenção. Por isso, deve-se higienizar muito bem os alimentos e os locais em que eles são produzidos e armazenados. As mãos devem ser lavadas sempre antes de tocar na comida. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.