diverticulite

O que é diverticulite?

A diverticulite é uma doença que prejudica o trato digestivo. Este é um problema de saúde sério, já que pode influenciar a formação de bolsas inflamadas na parede do intestino.

Tais bolsas recebem o nome de divertículos. Antes de mais nada, essa alteração surge quando áreas fracas da parede intestinal não suportam a pressão, permitindo que ocorra o aumento das seções.

Na maior parte das situações envolvendo a diverticulite, a formação dessas bolsas atinge mais o intestino grosso (cólon).

Aqui, cabe uma observação: os divertículos existem, normalmente, sem inflamação e infecções, caso que se denomina diverticulose. Por outro lado, a diverticulite apresenta tais complicações, por isso, é considerada grave.

Esse distúrbio pode levar o paciente a uma série de problemas de saúde. Em suma, alguns incômodos e condições mais recorrentes, relacionada a esse quadro, são as dores abdominais e outros fatores, como veremos mais adiante.

Dieta e a diverticulite

Infelizmente, a ciência ainda não conseguiu definir com clareza quais são as causas exatas da diverticulite. Por isso, não existe uma lista de alimentos que contribuam para a piora ou melhora da doença.

Aliás, esse é um dos motivos que levam institutos de saúde de diversos países a não relacionarem os alimentos com a doença.

Entretanto, o próprio paciente pode avaliar sua dieta, juntamente com seu médico, para analisar se ela está equilibrada ou inadequada.

Sintomas da diverticulite

Na maioria dos casos registrados, a doença é assintomática. Ou seja, é muito comum que a diverticulite passe despercebida e que tenha seu diagnóstico definido após alguma eventualidade.

Por outro lado, quando os sintomas surgem, eles se manifestam de diversas formas, como:

• Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Sangue nas fezes;
  • Náuseas e vômitos;
  • Fístulas;
  • Dificuldade para urinar;
  • Dor abaixo do umbigo e, geralmente, do lado esquerdo do corpo;
  • Febre.

Diagnóstico da doença

O diagnóstico parte de uma avaliação clínica e de eventuais achados em exames específicos, a exemplo da tomografia computorizada. Além disso, o médico considera a história do paciente, especialmente nos casos suspeitos de diverticulite aguda.

É essencial que um diagnóstico detalhado e diferencial seja feito, principalmente porque seus sintomas são comuns a outras condições, como a doença de Crohn e apendicite.

Seja qual for o quadro do paciente, é muito importante que ele tenha consciência de se manter sempre hidratado. O consumo de água contribui para trânsito intestinal, bem como para a saúde do sistema gastrointestinal. Isso também vale para a manutenção de uma dieta equilibrada.

No mais, é sempre recomendado ter uma conversa franca com o médico, especialmente nos casos de mudanças drásticas. O profissional poderá recomendar a melhor forma de lidar com a condição, orientando o paciente, inclusive, sobre o que pode ser feito para otimizar e ampliar sua qualidade de vida.

Por fim, o paciente nunca deve iniciar um tratamento por conta própria, ou mesmo se auto medicar. Como vimos anteriormente, não contar com um acompanhamento especializado pode transformar um problema simples e um quadro de saúde grave.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.