sangue nas fezes

Sangue nas fezes: conheça as possíveis causas

O surgimento de sangue nas fezes pode ser uma situação assustadora para qualquer um. Logo, é preciso se informar sobre o que de fato deve estar acontecendo. Um sangramento pode aparecer por vários fatores, dos mais simples aos mais complicados.

A presença do sangramento pode ser provocada por uma lesão localizada em qualquer parte do sistema digestivo. O sangue pode apresentar quantidades bem pequenas e quase imperceptíveis ou ser bem aparente.

Grandes quantidades de sangue deixam as fezes mais escuras e malcheirosas. Conhecida como Melena, neste caso, está associada a uma hemorragia digestiva alta no estômago ou no esôfago, por exemplo.

Já o aparecimento de sangue vermelho vivo nas fezes pode sinalizar uma hemorragia digestiva baixa, que ocorre no reto, ânus ou intestino. Quanto mais próximo do ânus o sangramento estiver, mais viva a cor do sangue será. 

Neste post, saberemos um pouco mais sobre o tema, suas causas e o tratamento ideal. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

    1. Principais causas do sangue nas fezes

O sintoma de sangramento nas fezes é bem comum e se deve a alguns problemas gastrointestinais. Em geral, a vida do paciente não está em risco e, possivelmente, trata-se de fissuras anais ou hemorroidas, sendo essa a causa mais habitual.

As principais ocorrências são por:

  • endometriose, no caso das mulheres;
  • hemorroidas;
  • úlceras estomacais;
  • câncer no intestino;
  • divertículos;
  • fissuras anais;
  • doenças inflamatórias;
  • malformações vasculares;
  • pólipos intestinais.

Em quadros mais graves, o sangue pode representar lesões benignas ou malignas no intestino delgado ou estômago, bem como doenças inflamatórias intestinais ou diverticulares no intestino grosso. 

Entre as doenças inflamatórias intestinais mais comuns estão a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. 

O que fazer em caso de sangue nas fezes?

É possível identificar o sangramento ao observar as fezes após evacuar. O sangue pode estar bem visível e é possível perceber alguns riscos de sangue ou a presença dele em todo o bolo fecal, provocando uma coloração negra, pastosa e malcheirosa.

Ainda, pode-se ver também a presença de sangue vermelho vivo no papel higiênico.

    1. Como é o tratamento mais adequado?

Após notar a presença do sangramento, exames complementares são solicitados, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a endoscopia digestiva, a fim de verificar a origem e iniciar o tratamento.

O tratamento depende da causa. Em alguns casos, quando causado por uma úlcera gástrica, a solução seria tratar a úlcera junto a uma dieta especial, por exemplo. Em outros, a melhora da alimentação pode resolver o problema se a causa forem fezes secas.

Investigar detalhadamente o que está provocando o sangramento e sua origem é o ponto de partida. O sangue nas fezes pode ser causado por uma longa lista de fatores e um médico especialista deverá ser consultado para que haja o correto diagnóstico.

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp