síndrome do intestino irritável

O que é síndrome do intestino irritável?

A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é o nome que a medicina confere a uma série de sintomas que se associam e se manifestam com mais frequência como diarreia, constipação, bem como distensão abdominal e dor. Esses sintomas podem se alternar. É comum, por exemplo, que indivíduos com SII passem por períodos de constipação e por outros de diarreia. É uma doença caracterizada como funcional, uma vez que não aponta anormalidades bioquímicas ou estruturais nos exames de imagem, laboratoriais e complementares. Quer saber mais sobre a Síndrome do Intestino Irritável? Então, continue a leitura e se informe.

Causas da Síndrome do Intestino Irritável

A medicina desconhece as causas da Síndrome do Intestino Irritável. No entanto, verifica-se que nas pessoas que sofrem a condição, o sistema do trato digestivo se mostra muito sensível a uma variedade de estímulos. Um aspecto interessante a ser observado é que, mesmo considerando que as mudanças nos movimentos normais do intestino causadas pela SII pareçam ter relação com as contrações irregulares, não são todos os indivíduos com essa condição que apresentam contrações anormais. Além disso, nem sempre as contrações irregulares coincidem com os sintomas da SII. Em algumas pessoas, eles surgem pouco após a ocorrência de gastroenterite. Alguns indivíduos têm os sintomas agravados quando ingerem determinados alimentos, como frutas, alguns vegetais, adoçantes artificiais, chás, café, chocolate, feijão e trigo, por exemplo. Isso ocorre porque o intestino delgado não consegue fermentar os carboidratos desses alimentos. Alguns fatores emocionais, como medo, depressão, ansiedade, estresse, irritação, bem como hormônios, dietas e uso de alguns medicamentos já foram relacionados à piora dos sintomas. Assim, eles podem ser agentes desencadeadores dos episódios. Ainda não existe detalhamento sobre como os fatores desencadeantes têm relação com as causas da Síndrome do Intestino Irritável, até porque os sintomas surgem, com muita frequência, sem que haja algum fator desencadeante claro.

Diagnóstico da Síndrome do Intestino Irritável

O diagnóstico para SII tem como base os sintomas apresentados, avaliação de sinais físicos (exame físico) e a visualização e análise intestinal por meio da colonoscopia. O médico precisa ser muito cuidadoso em sua avaliação, pois pode-se confundir doenças mais graves com episódios de SII.

Dicas

Algumas ações e hábitos podem ajudar a evitar a SII ou minimizar os desconfortos característicos, como a flatulência, obstipação intestinal, dor, diarreia e cólicas. Algumas recomendações nesse sentido são:
  • listar os alimentos que possam ter relação com os episódios de crise, a fim de evitá-los;
  • evitar cafeína e bebidas alcoólicas com essa substância;
  • integrar na rotina uma dieta que seja rica em fibras e com baixo teor de gorduras;
  • fazer exercícios diariamente;
  • não negligenciar a terapia, dada as possíveis relações que a crise pode ter com o lado emocional;
  • técnicas alternativas de relaxamento também podem trazer benefícios emocionais;
  • ter cuidado com o consumo de vegetais que promovem o aumento da produção de gases, como feijão, couve-flor e repolho.
Por fim, é importante saber que, em relação à Síndrome do Intestino Irritável, cada caso é um caso. Ou seja, o tratamento válido para uma pessoa pode não ser o melhor para outra. Por isso, para garantir o melhor planejamento e uma eficiência maior, o médico sempre deve ser consultado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp