dor abdominal

5 possíveis causas de dor abdominal constante

A região abdominal é a área onde há o maior número de órgãos do nosso corpo. Por isso, o diagnóstico da causa de uma dor abdominal não é simples, pois qualquer um desses órgãos pode ser acometido por doenças. Você conhece as possíveis causas de dor nessa região? Então, não deixe de ler este texto, pois nele serão apresentadas as principais condições que provocam a dor no abdômen.

Principais causas da dor abdominal

1# Constipação

A constipação é um distúrbio intestinal que se caracteriza pela dificuldade que uma pessoa tem em evacuar. Contudo, o diagnóstico só é confirmado se a quantidade de evacuações do paciente é igual ou inferior a duas vezes por semana. Outros sintomas que ajudam na investigação do problema são a necessidade de um esforço excessivo para evacuar, consistência das fezes mais duras que o normal ou ter vontade de evacuar novamente, mesmo tendo acabado de sair do banheiro. A principal causa da constipação é a alimentação desequilibrada, mas também pode ser causada por uma desidratação, pelo uso de alguns medicamentos ou de laxantes e por uma obstrução intestinal.

2# Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma condição inflamatória que acomete a parte inferior do intestino delgado, do intestino grosso ou de ambos, além de afetar a qualquer outro órgão do sistema digestivo, desde a boca até o ânus. A única região que não é atingida é o reto. Quando está doente, o paciente pode apresentar diarreia frequente e dor abdominal. Em casos graves, os sintomas são febre alta, vômitos contínuos, obstrução intestinal ou abscesso, perda de peso, sangramento retal, dores articulares e hemorroidas. A possível causa é uma falha no sistema imunológico, que faz com que o intestino reaja exacerbadamente à presença de um agente estranho. Além disso, são apontados também a predisposição genética, o tabagismo e o uso de contraceptivos orais.

3# Síndrome do intestino irritável

Trata-se de um distúrbio do trato digestivo que causa dor abdominal constante, constipação ou diarreia, distensão do abdômen e gases. Essa síndrome prejudica o funcionamento do intestino, afeta a sensibilidade dos nervos intestinais ou a forma como o cérebro os controla. A síndrome do intestino irritável não tem uma origem conhecida, mas está associada a fatores emocionais, alterações hormonais ou irritações provocadas pela ingestão de alguns alimentos.

4# Obstrução intestinal

É uma condição caracterizada pela obstrução da passagem do conteúdo intestinal, que pode ser parcial ou completa. Esse bloqueio pode provocar dor abdominal constante, vômitos e até obstipação. As causas mais frequentes são a presença de aderências, hérnias ou tumores localizados no sistema gastrointestinal. Ainda, pode ser causada por uma doença inflamatória, presença de um corpo estranho, pela torção do intestino ou pela impactação fecal.

5# Diverticulite

A diverticulite é uma doença inflamatória que afeta um divertículo, que são bolsas que se projetam pela estrutura muscular do intestino. Esse processo inflamatório pode provocar peritonite, perfuração, fístula ou abscesso. Os sintomas mais comuns, além da dor abdominal constante, são vômitos, náusea, febre, irritação na bexiga, corrimento vaginal fétido, infecção cutânea da parede abdominal, do períneo ou da perna. Quer saber mais? Clique no banner.