Uma das principais consequências das mudanças bruscas de temperatura, a gripe é uma doença que não traz grandes riscos à saúde do paciente, mas provoca muitos sintomas desagradáveis e desconfortáveis que atrapalham a sua rotina.
Ela é uma doença aguda que afeta as vias respiratórias por consequência do contágio pelo vírus influenza. As duas recentes epidemias que o mundo enfrentou foram as gripes suína, causada pelo vírus H1N1, e a aviária, ocasionada pelo vírus H5N1.
Em situações comuns, a maioria das infecções é provocada pelo vírus da influenza A e B. A transmissão ocorre pela via respiratória, através da inalação. Os vírus precisam entrar nas células para sobreviver e quando conseguem, se multiplicam rapidamente.
Na maioria dos casos, o paciente apresenta tosse seca, coriza, febre alta, dor na garganta, na cabeça, no corpo, fraqueza e mal estar. Quando as pessoas estão mais vulneráveis, o quadro pode se desenvolver e se transformar em uma pneumonia, uma miosite ou uma encefalite.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre essa doença, sabe como fazer para evitá-la? Não? Então, confira essas dicas abaixo.
7 formas de evitar a gripe
1) Evite as mudanças bruscas de temperatura
As mudanças bruscas de temperatura são os principais causadores da gripe. Por isso, o ideal é que a exposição a essa condição seja evitada. Ao ligar o ar-condicionado, escolha uma temperatura que esteja mais confortável para você.
Se precisar colocar um casaco, é um sinal de que está exagerado. Outro ponto importante para se prevenir do contágio do vírus é manter limpo o filtro do ar-condicionado.
2) Em períodos de inverno, prefira alimentos com vitamina C
Os alimentos ricos em vitamina C ajudam no fortalecimento do sistema imune e protegem nosso organismo do vírus da influenza. A manutenção de uma alimentação saudável, com vitaminas e minerais, é um importante aliado.
3) Mantenha a vacinação em dia
Assim como a maioria dos microrganismos, o vírus da influenza também se desenvolve e evolui constantemente, ficando cada vez mais resistente aos medicamentos. Por isso, é importante se vacinar, pelo menos, uma vez por ano contra a gripe.
4) Evite permanecer em locais fechados
Nos períodos de epidemia da doença, os locais preferidos pelos microrganismos são os ambientes fechados. Isso porque são propícios para a sua proliferação. Então, nessas épocas, evite permanecer por muito tempo em um mesmo lugar que alguém gripado.
5) Não fique com roupas molhadas no corpo
Caso pegue uma chuva e fique muito molhado, procure trocar de roupa o mais rápido possível. Permanecer com roupas molhadas por muito tempo facilita a instalação do vírus da influenza.
6) Beba bastante água
Pessoas que estão gripadas devem ingerir grandes quantidades de água para acelerar a restauração da saúde. A hidratação ameniza os sintomas e fortalece o organismo, facilitando o processo de recuperação.
7) Mantenha as mãos limpas
Na correria do dia a dia, colocamos as mãos em maçanetas, corrimãos e apoios de transportes públicos. Por serem locais de uso comum, diversas pessoas também encostam neles. Por isso, crie o hábito de lavar as mãos com água e sabão ou álcool para manter-se protegido.
Essas são as dicas para que você consiga se prevenir do vírus da gripe. Se já estiver gripado, procure um médico para saber como lidar com os sintomas e eliminar a doença. Quer saber mais? Clique no banner e saiba mais sobre clínica geral e promoção geral de saúde.