O muco intestinal é uma secreção gelatinosa e imperceptível, expelida pelo intestino com o objetivo de lubrificar e proteger o caminho das fezes e auxiliar a sua eliminação. Quando vistas a olho nu, as fezes com muco têm a coloração branca ou amarelada e significam alguma anormalidade no trato intestinal.
O muco provoca um aspecto oleoso e brilhante nas fezes. Essa secreção gelatinosa pode vir acompanhada de alguns sintomas. Entre eles, destacamos:
- dor abdominal;
- gases e distensão abdominal;
- odor ou sangue nas fezes;
- diarreia;
- alterações na coloração;
- febre.
Neste post, conheceremos 6 possíveis causas dessa condição e seus tratamentos. Confira!
O que pode causar fezes com muco?
1. Intolerância alimentar
Intolerâncias alimentares podem provocar o aparecimento do muco. Em geral, estão associadas ao consumo de lactose ou de glúten para quem desenvolveu a intolerância.
Ainda, pode vir acompanhada dos seguintes sintomas:
- inchaço ou estufamento do abdômen;
- diarreia ou prisão de ventre;
- erupções cutâneas.
2. Problemas emocionais
O estresse e picos de ansiedade também podem contribuir para o surgimento da mucosa nas fezes. Dependendo, todo o sistema funcional pode ser alterado, resultando também em prisão de ventre ou diarreia.
3. Uso de laxantes
O uso de laxantes provoca movimentos e contrações intestinais que levam a pessoa a defecar. Essas contrações podem contribuir para um aumento do muco nas fezes. Logo, seu uso deve ser controlado e qualquer sinal anormal o médico deve ser procurado.
4. Doenças intestinais
Algumas doenças intestinais também podem contribuir. A síndrome do intestino irritável e a colite ulcerativa, por exemplo, aumentam a produção do muco. É possível ocorrer diarreia, constipação ou até inflamação da membrana mucosa do intestino.
5. Infecções bacterianas
Talvez a mais comum das causas, as infecções bacterianas são provocadas por bactérias, como Campylobacter, Salmonella, Shigella, entre outras. Além do muco nas fezes, os sintomas podem vir acompanhados de:
- diarreia;
- cólicas;
- náuseas e vômitos;
- febre.
6. Fissura anal e úlcera
A fissura e as úlceras anais podem levar ao muco nas fezes. Elas são causadas, geralmente, por uma ferida na região do ânus ou uma lesão proveniente da quimioterapia ou radioterapia.
Diagnóstico e tratamento
O primeiro diagnóstico é pessoal e começa pela identificação do muco nas fezes. Após isso, são realizadas diversas abordagens para descobrir a causa do problema e iniciar o tratamento.
Para tanto, uma amostra de sangue e de fezes é solicitada para análise. Em alguns casos, podem ser solicitados exames complementares, como a ressonância magnética do abdômen, colonoscopia ou uma tomografia computadorizada.
Geralmente, o tratamento é realizado por mudança de hábitos alimentares e/ou medicamentos. Apesar de não ser tão incomum, ao primeiro sinal da presença de fezes com muco, deve-se procurar um médico especialista, sobretudo se o surgimento vier associado a sangramentos, dor ou alterações no hábito intestinal.
Uma boa avaliação pode evitar o desenvolvimento de doenças mais graves.
Quer saber mais? Clique no banner!