Um dos sintomas gástricos que mais trazem desconforto é a queimação no estômago. Esse pode ser o sinal de diversas doenças que acometem o órgão. Contudo, é possível evitá-lo ao seguir algumas recomendações.
Quer saber quais são essas dicas? Então, continue a leitura para descobrir como se prevenir dessa sensação de queimação.
O que pode causar a queimação no estômago?
Uma queixa muito recorrente nos consultórios é a sensação de que o seu estômago está em chamas. Essa queimação é um sintoma comum a diversas patologias que afetam o estômago. A gastrite é uma inflamação no revestimento interno desse órgão e apresenta a queimação como um dos sintomas. Porém, é acompanhado de náusea e vômito. Essa doença é causada por ação da bactéria H. pylori ou resultado do consumo de álcool, tabagismo, entre outros. A azia também tem entre suas características a sensação de queimação, irritação e desconforto. Ela ocorre quando há contato do suco gástrico com o esôfago e pode ser causada pelo consumo abusivo de gordura e álcool, obesidade, refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato e alterações no esfíncter. A queimação também pode ser causada pela ocorrência de úlceras e câncer. É preciso estar atento aos outros sintomas que a acompanham.Saiba como prevenir a queimação
Assim como a maioria dos sintomas que afetam ao trato digestivo, a queimação pode ser evitada apenas pela adoção de cuidados simples com a saúde e pela mudança de hábitos alimentares. Veja, em seguida, uma lista com as principais dicas de prevenção.- Procure sempre se alimentar nas três principais refeições.
- Procure não se deitar quando estiver com o estômago cheio.
- Evite a ingestão de frituras e alimentos gordurosos.
- Não use muito tempero no preparo das refeições.
- Não use condimentos.
- Evite bebidas que tenham excesso de cafeína como, por exemplo, café, chá e refrigerante.
- Não consuma álcool abusivamente.
- Não fume.
- A perda de peso favorece a prevenção do problema.
- Evite situações estressantes.
- Procure não comer frutas cítricas (abacaxi, limão e laranja), embutidos, oleaginosas, molho shoyu, extrato de tomate e outros industrializados.
- Evite o uso de vinagre e pimenta vermelha.
- Prefira temperos naturais, como salsinha e cebolinha.
- Caso goste de beber chá, escolha os de camomila ou erva cidreira.
- Beba apenas sucos não concentrados.
- Mantenha-se hidratado, consumindo bastante água fora do horário das refeições. O pH da água ajuda a reduzir a acidez no estômago.
- Entre os legumes prefira batata-salsa, batata-doce, inhame e mandioca.
- Tenha sempre vegetais nas suas refeições.
- Ao preparar as refeições, escolha o processo de cocção.
- Reduza o consumo de doces, em especial o chocolate.