queimação no estômago

20 dicas para prevenir a queimação no estômago

Um dos sintomas gástricos que mais trazem desconforto é a queimação no estômago. Esse pode ser o sinal de diversas doenças que acometem o órgão. Contudo, é possível evitá-lo ao seguir algumas recomendações. Quer saber quais são essas dicas? Então, continue a leitura para descobrir como se prevenir dessa sensação de queimação.

O que pode causar a queimação no estômago?

Uma queixa muito recorrente nos consultórios é a sensação de que o seu estômago está em chamas. Essa queimação é um sintoma comum a diversas patologias que afetam o estômago. A gastrite é uma inflamação no revestimento interno desse órgão e apresenta a queimação como um dos sintomas. Porém, é acompanhado de náusea e vômito. Essa doença é causada por ação da bactéria H. pylori ou resultado do consumo de álcool, tabagismo, entre outros. A azia também tem entre suas características a sensação de queimação, irritação e desconforto. Ela ocorre quando há contato do suco gástrico com o esôfago e pode ser causada pelo consumo abusivo de gordura e álcool, obesidade, refluxo gastroesofágico, hérnia de hiato e alterações no esfíncter. A queimação também pode ser causada pela ocorrência de úlceras e câncer. É preciso estar atento aos outros sintomas que a acompanham.

Saiba como prevenir a queimação

Assim como a maioria dos sintomas que afetam ao trato digestivo, a queimação pode ser evitada apenas pela adoção de cuidados simples com a saúde e pela mudança de hábitos alimentares. Veja, em seguida, uma lista com as principais dicas de prevenção.
  1. Procure sempre se alimentar nas três principais refeições.
  2. Procure não se deitar quando estiver com o estômago cheio.
  3. Evite a ingestão de frituras e alimentos gordurosos.
  4. Não use muito tempero no preparo das refeições.
  5. Não use condimentos.
  6. Evite bebidas que tenham excesso de cafeína como, por exemplo, café, chá e refrigerante.
  7. Não consuma álcool abusivamente.
  8. Não fume.
  9. A perda de peso favorece a prevenção do problema.
  10. Evite situações estressantes.
  11. Procure não comer frutas cítricas (abacaxi, limão e laranja), embutidos, oleaginosas, molho shoyu, extrato de tomate e outros industrializados.
  12. Evite o uso de vinagre e pimenta vermelha.
  13. Prefira temperos naturais, como salsinha e cebolinha.
  14. Caso goste de beber chá, escolha os de camomila ou erva cidreira.
  15. Beba apenas sucos não concentrados.
  16. Mantenha-se hidratado, consumindo bastante água fora do horário das refeições. O pH da água ajuda a reduzir a acidez no estômago.
  17. Entre os legumes prefira batata-salsa, batata-doce, inhame e mandioca.
  18. Tenha sempre vegetais nas suas refeições.
  19. Ao preparar as refeições, escolha o processo de cocção.
  20. Reduza o consumo de doces, em especial o chocolate.
Se você seguir todas essas dicas, vai melhorar bastante os seus sintomas gástricos. Em todo caso, procure um gastroenterologista para ser avaliado e descobrir a causa da queimação. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp