dor abdominal

Dor abdominal constante: o que pode ser?

Grande parte das doenças gastrointestinais existentes têm algum sintoma semelhante. Um desses sinais comuns é a dor abdominal constante. Entretanto, por acometer uma região com diversos órgãos, é difícil a confirmação de um diagnóstico sem uma análise profunda do indivíduo. Você já sentiu dor abdominal? Foi fácil descobrir a origem dela? Este texto, abordará as patologias que apresentam esse sintoma.

O que pode causar a dor abdominal?

Diferente do que muitos pensam, a dor abdominal não está ligada apenas a algum distúrbio no estômago. O abdômen compreende toda a área entre o tórax e a virilha. Então, é possível perceber a quantidade de órgãos que existem nessa região. Para facilitar o seu entendimento, em seguida, o texto tratará sobre as doenças que apresentam dor nos principais órgãos que compõem o abdômen. Continue a leitura.

Estômago

O estômago faz parte do sistema digestivo e está localizado abaixo do diafragma. Sua principal função é a produção do suco gástrico, um líquido que proporciona a digestão dos alimentos e a sua preparação para a absorção do intestino. Quando a causa da dor abdominal está relacionada à esse órgão, as doenças mais recorrentes são o refluxo gastroesofágico e a gastrite. O refluxo gastroesofágico é causado pelo retorno do suco gástrico ao esôfago, causando irritação na região. A gastrite é uma inflamação da parede do estômago. O refluxo pode ter origem em uma diminuição da força do esfíncter esofágico inferior. A inflamação pode ser provocada pela bactéria H. pylori, tabagismo, uso excessivo de medicamentos, entre outros.

Pâncreas

Geralmente, a dor abdominal originada no pâncreas é caracterizada como uma dor intensa em faixa, como se fosse no meio do abdômen. O pâncreas é uma glândula que também integra o sistema digestivo e tem como tarefa usar o suco pancreático para a digestão das gorduras, produzir a insulina e o glucagon. A pancreatite é a principal causa dessa dor abdominal e ocorre quando há inchaço, inflamação ou infecção do órgão. Pode ter origem no consumo excessivo de álcool, trauma, aumento excessivo de triglicerídeos ou por causa biliar. Apêndice O apêndice é um tubo anexo ao intestino grosso e também apresenta um tipo de dor abdominal muito específica. Normalmente, é de intensidade variável, localizada na parte inferior direita do abdômen. A principal causa é a apendicite, uma inflamação provocada por uma obstrução no órgão

Fígado

O fígado é um órgão muito importante para o organismo, desempenhando mais de 200 funções. Suas principais tarefas são auxiliar a digestão dos alimentos, produzir a bile, sintetizar o colesterol e metabolizar algumas substâncias nocivas. Na região do fígado pode ser causada na maior parte das vezes devido a cálculo na vesícula biliar.   Outras causas comuns de dor abdominal constante são:
  • acúmulo de gases;
  • má digestão;
  • intoxicação alimentar;
  • constipação;
  • intolerância alimentar;
  • parasitoses;
  • diarreia;
  • infecção urinária.
Ciente das características e tipos da dor abdominal, ao senti-la, procure imediatamente um gastroenterologista para que ele avalie o seu quadro e descubra a origem desse sintoma. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp