Um problema muitas vezes ignorado, conviver com a constipação intestinal é um grande desafio. Além disso, a dificuldade em evacuar pode produzir diversos sintomas que afetam a qualidade de vida do indivíduo. Antes de buscar o tratamento, é preciso conhecer a sua causa.
Existem inúmeros fatores que podem provocar esse problema. Você tem ideia de quais são? Então, continue a leitura desse artigo para saber mais sobre eles.
O que é constipação intestinal?
Também conhecida como prisão de ventre, é um distúrbio que se caracteriza pela constante dificuldade em evacuar. Apesar não existir um padrão mínimo de quantidades de evacuações necessárias, elas ocorrem, pelo menos, por cerca de três vezes por semana.
Por isso, é considerado um quadro de constipação quando o indivíduo evacua apenas duas ou menos vezes por semana. Geralmente, essa característica vem acompanhada do grande esforço que é preciso fazer quando vai ao banheiro.
Entretanto, é importante mencionar que nem todas as situações de intestino preso correspondem a uma doença. Algumas pessoas têm mais dificuldade em evacuar quando estão em ambientes estranhos ou quando saem da rotina.
Esses casos não caracterizam a prisão de ventre, pois são temporários e costumam melhorar assim que o indivíduo retorna as suas atividades habituais.
A constipação intestinal é um transtorno que acomete, com mais frequência, as mulheres gestantes, as crianças e os idosos. Como mencionado, existem muitas causas para esse problema. A seguir, você vai conhecer as mais comuns.
Hipotireoidismo
O mau funcionamento da glândula tireoide é uma origem recorrente da prisão de ventre. Porém, isso não significa que todas as pessoas portadoras de hipotireoidismo irão apresentar o sintoma ou vice-versa.
Uso continuo de laxantes
Os laxantes são medicamentos indicados para tratar os quadros de constipação. Contudo, quando usados sem prescrição e em quantidades demasiadas, tornam o intestino dependente. Assim, ele só passa a funcionar quando há a presença da substância.
Alimentação pobre em fibras
Uma alimentação rica em alimentos com poucas fibras, como ovos e carnes, pode diminuir a velocidade da digestão. Assim, o ideal é evitar o excesso e consumir, no máximo, cerca de 20 a 35 gramas desses alimentos por dia.
Além disso, é preciso inserir na dieta os alimentos que contém fibra, como por exemplo, verduras e frutas, evitando a ingestão de produtos ultraprocessados.
Utilização inadequada de antidepressivos e antiácidos
Existem estudos que comprovam o prejuízo que os antidepressivos e os antiácidos causam ao funcionamento do intestino. No entanto, a constipação é mais provocada pelos antidepressivos que possuem inibidores seletivos de recaptação de serotonina.
Os antiácidos que contêm cálcio ou alumínio também podem provocar a prisão de ventre. Uma boa forma de evitar o seu uso é ingerindo alimentos menos gordurosos e com mais fibras.
Síndrome do Intestino Irritável
A Síndrome do Intestino Irritável é uma condição que cursa com dor abdominal, diarréia, constipação intestinal ou períodos de alternância entre diarréia e constipação intestinal.
Essas são apenas algumas das diversas causas para a constipação intestinal. Caso queira conhecer as outras, procure um gastroenterologista para conversar sobre o assunto.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como
gastroenterologista em Brasília.