celiaco

Doença Celíaca

Nos últimos 20 anos, o diagnóstico de Doença Celíaca (DC) vem sendo cada vez mais frequente. Atualmente atinge 1% da população mundial.

Mas o que seria esta doença que está em ascensão?

A DC é uma enteropatia autoimune, desencadeada pela ingesta de glúten contido no trigo, cevada e centeio, acometendo pessoas que são geneticamente predisponentes.

Então, vimos que a DC é uma doença autoimune onde o antígeno (corpo estranho para o organismo) é o glúten e que o corpo humano vai combater a entrada deste antígeno com reações inflamatórias desencadeadas por nossos anticorpos (defesa do organismo). Quando ingerimos o glúten a fração não digerível chamada de gliadina penetra na célula do intestino, logo é captada pela transglutaminase ocorrendo um processo chamado de deamidação da gliadina. Este complexo é apresentado ao fator genético HLA DQ2 ou DQ8 servindo de apresentador de antígeno ao sistema de defesa. O processo inflamatório é desencadeado na tentativa de eliminar o antígeno.

Este conhecimento da fisiopatologia de uma doença autoimune é bastante importante para o diagnóstico da doença, pois muitas vezes existe confusão ou precipitação para se fechar o diagnóstico sem que todos os elementos estejam presentes.

Hoje, de forma simplificada, podemos fechar o diagnóstico quando a pessoa possui 04 dos seguintes itens descritos abaixo:

1º Sintomas Clínicos da Doença Celíaca (Diarreia, Constipação intestinal, excesso de gases, perda ponderal, dor abdominal),

2º Responder bem à dieta livre de glúten,

3º Sorologia positiva para Doença Celíaca (Anti-Transglutaminase IgA e Anti-Endomísio IgA),

4º Biópsia duodenal característica para doença celíaca

5º Marcador genético positivo.

Lembre-se que a Doença Celíaca é multifacetada e que o seu diagnóstico requer destreza, conhecimento e paciência do médico assistente. Acima de tudo, tem que existir confiança do paciente com o seu médico, ou seja, a empatia é imprescindível neste momento.

Nos próximos artigos, você, que tem Doença Celíaca, ou que acha que tem ou conhece alguém que tenha irá saber um pouco mais sobre esta doença.

Dr. Wandregíselo Ponce de Leon Júnior

Clínica GastroPonce – contato: (61) 9 9883.0400