esofagite

O que é esofagite e seus tipos

O esôfago é um órgão que faz parte do sistema digestivo e desempenha a importante tarefa de direcionar o alimento da boca até o estômago. Quando ele apresenta uma irritação ou inflamação, há o diagnóstico de uma esofagite. Você conhece a esofagite? Sabe o que ela pode causar? Então, continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto.

O que é esofagite?

É a inflamação do esôfago que causa um distúrbio no início do processo de digestão, dificultando o transporte de alimentos da boca para o estômago. Essa doença pode ser classificada de acordo com o agente causador do processo inflamatório. O profissional de saúde que trata essa Doença é o gastroenterologista, um especialista nos distúrbios que acometem o sistema digestivo. Esse problema precisa ser diagnosticado e tratado de forma rápida, pois a sua  evolução pode alterar a estrutura do órgão e afetar o seu funcionamento.

Quais são os tipos de esofagite?

A esofagite é separada por tipos que variam de acordo com o agente que originou o problema. Essa inflamação pode ser eosinofílica, de refluxo, infecciosa ou medicamentosa.

Eosinofílica

Os eosinófilos são glóbulos brancos que fazem parte do nosso sistema imunológico que combatem as inflamações e as reações alérgicas do corpo. A esofagite eosinofílica é caracterizada pela alta concentração dessas células no esôfago. Esse acúmulo de células pode ser provocado pela presença de algum alérgeno ou a ocorrência de um refluxo ácido no órgão. Dessa forma, os glóbulos brancos atuam no combate a essas alergias. Os alérgenos mais frequentes são leite, ovos, trigo, soja, amendoim, feijão, centeio, carne vermelha, pólen, poeira ou outra substância tóxica.

Esofagite de refluxo

Em nosso sistema digestivo, temos uma válvula (esfíncter) que bloqueia o retorno de ácidos do estômago para o esôfago. Quando há um desgaste dessa válvula e ela não funciona, ocorre a entrada desses ácidos no esôfago. Assim, o paciente é diagnosticado com a doença do refluxo gastroesofágico que pode evoluir e provocar a esofagite de refluxo.

Infecciosa

A presença de vírus, bactérias, fungos ou parasitas no esôfago pode provocar a esofagite infecciosa. Apesar de ser o tipo mais raro, pode provocar problemas mais graves ao paciente. A causa mais comum é a presença do fungo Candida Albicans. Esses micro-organismos se aproveitam da imunidade baixa do indivíduo para se alojarem no órgão. Por isso, as pessoas mais suscetíveis ao problema são os portadores do vírus HIV ou que sofrem com algum tipo de câncer.

Medicamentosa

Essa inflamação também pode ser provocada pela ação de medicamentos. Muitos fármacos de via oral desenvolvem um processo inflamatório do esôfago quando seus componentes permanecem por muito tempo em contato com o revestimento do órgão. Uma causa muito comum é quando ingerimos um medicamento com pouca ou nenhuma água. Essa ingestão a seco pode fazer com que o comprimido fique entalado no esôfago, provocando a inflamação. Esses são os tipos de esofagite. Caso suspeite de que há algo errado com algum órgão do seu sistema digestivo, procure um gastroenterologista para ser avaliado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp