gastrite nervosa

O que é gastrite nervosa?

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre algumas inflamações estomacais, como a gastrite. Esse problema é comumente associado à sintomas como queimação, azia, dor abdominal. Contudo, existem muitas dúvidas sobre a gastrite nervosa. Você já ouviu falar nessa doença? Então, leia este post até o final para entender como ela funciona.

O que é gastrite nervosa?

A gastrite é a inflamação, erosão ou infecção do tecido que reveste o estômago. Trata-se de um processo inflamatório que traz grande desconforto e pode causar úlceras e sangramentos. Ainda, pode ser classificada em aguda, quando acontece de forma repentina e tem curta duração, ou crônica, que pode afetar o paciente durante meses ou até anos. O termo gastrite nervosa não é cientificamente reconhecido pela comunidade médica. Isso ocorre porque não é considerada uma classificação válida, tendo em vista que, nesses casos, os pacientes não apresentam inflamação ou lesão da mucosa estomacal. Antigamente, em razão da limitação da medicina diagnóstica, quando o indivíduo apresentava sinais comuns à gastrite associados à presença de estresse ou outros fatores emocionais, dizia-se que ele estava com gastrite nervosa.

Por que o termo não é aceito?

A palavra gastrite diz respeito a um processo inflamatório no estômago. O tipo conhecido como nervosa não apresenta essa inflamação. Logo, o termo é inválido. No dia a dia, muitos pacientes com queixas funcionais do aparelho digestivo são rotuladas de forma equivocada como portadoras de gastrite (“gastrite nervosa”). Os sintomas, muitas vezes, estão relacionados a distúrbios funcionais do aparelho digestivo, onde destacamos a Dispepsia.

O que é Dispepsia funcional?

Trata-se de uma doença que provoca sintomas semelhante ao da gastrite, mas não é caracterizada por uma inflamação estomacal. A Dispepsia pode ocorrer a partir de fatores emocionais, como o estresse, ansiedade e nervosismo.

Quais são os sintomas?

Como citado anteriormente, os sintomas são bem parecidos com os da gastrite. Os mais comuns são:
  • queimação no estômago;
  • sensação de enjoo;
  • dor de cabeça;
  • mal-estar;
  • perda de apetite;
  • azia;
  • dor abdominal aguda;
  • arrotos e excesso de gases;
  • dificuldade de digestão.

Como é o tratamento?

A Dispepsia funcional tem cura e o seu tratamento pode ser simples e eficaz. Apenas algumas mudanças de comportamento podem neutralizar a doença. A primeira abordagem é o controle do estresse e da ansiedade. Para isso, é preciso saber a origem dos fatores. Esse tratamento pode ser realizado com um psicólogo, um psiquiatra ou até pela simples mudança de hábitos. Outra etapa importante é mudança na alimentação. Procure ingerir alimentos mais leves e saudáveis, evitando produtos ricos em gordura e bebidas ácidas. É importante evitar o repouso logo após as refeições, o consumo de líquidos em conjunto ou comer rapidamente. Agora você já sabe que a gastrite nervosa não existe, mas sim, distúrbios funcionais do aparelho digestivo. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.