hepatite A

Hepatite A: transmissão, sintomas e tratamento

A hepatite A é uma inflamação que ocorre no fígado devido à infecção por um vírus e que costuma ser curada em 90% dos casos.

Entretanto, segundo o Ministério da Saúde, de 2000 a 2011, 138 milhões de brasileiros contraíram hepatite. Já no mundo foram registrados 1,4 milhão de portadores, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas, apesar de ser uma doença relativamente simples e fácil de ser tratada, é fundamental ter certos cuidados e observar o aparecimento dos sinais. Somente assim é possível procurar ajuda médica e contornar a situação, tendo mais saúde.

Continue a leitura deste artigo para entender mais sobre essa enfermidade, quais são os principais sinais e como é feito o procedimento de cura. Confia!

O que causa a hepatite A?

Ela é causada pelo vírus da hepatite, que se transmite pelo consumo de alimentos de líquido contaminados por matéria fecal. O que acontece é que uma pessoa com a doença elimina o vírus nas fezes, fazendo com que ele contamine qualquer produto ou a água onde não há saneamento básico.

Assim, indivíduos que beberem essa água ou comerem alimentos que foram contaminados por ela podem contrair a mesma patologia. Outra forma de pegar a hepatite se deve à má higienização das mãos após evacuar e antes de se alimentar.

Quais são os fatores de risco?

Assim como outras doenças, existem alguns fatores de risco para esse tipo de hepatite, tais como:

  • viajar para locais com alto índice de contaminação, onde não há saneamento básico;
  • ingerir água não filtrada;
  • consumir frutos do mar crus ou mal cozidos.

Quais os sintomas?

A doença desencadeia alguns sintomas que devem ser observados com cautela. O portador geralmente apresenta:

  • fadiga;
  • náuseas e vômitos;
  • dor abdominal, principalmente na região do fígado e desconforto muscular;
  • falta de apetite;
  • estado febril;
  • urina mais escura;
  • pele e olhos amarelados.

Nem todos os doentes desenvolvem esses sintomas. Em casos subclínicos, a doença pode passar despercebida.
O problema pode persistir por até dois meses, mas em algumas pessoas chega a durar até seis meses. A ocorrência de complicações que podem chegar a óbito é rara.

Como é o tratamento?

A doença é detectada por exames de sangue que revelam a presença do vírus. Além disso, também devem observados os sintomas desenvolvidos pelo paciente.

Depois de confirmado o problema, é importante que o paciente repouse bastante e tenha uma alimentação mais leve, livre de gorduras, açúcar, bebida alcoólica e qualquer outra substância que provoque náuseas.

Esse tipo de hepatite não tem tratamento específico, já que o próprio corpo se encarrega de curá-la, regenerando o fígado em aproximadamente dois meses. No entanto, medicamentos para controlar os sintomas podem ser prescritos.

A hepatite A é uma doença simples que pode ser evitada, tomando todas as precauções. Por isso, mantenha uma boa higiene e evite o consumo de alimentos crus e água não tratada.

Quer saber mais? Clique no banner!

Powered by Rock Convert

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp