Provavelmente, você conhece alguém que tenha ou já ouviu falar em intolerância à lactose. O número de pessoas com essa condição tem crescido consideravelmente no mundo a cada ano. Contudo, é muito comum a confusão de intolerância com a alergia. Você sabe a diferença?
Neste artigo, você vai conhecer mais sobre ambos os problemas, saber quais os sintomas e causas de cada um deles para que entenda a distinção que existe entre os dois distúrbios.
O que é intolerância à lactose?
A intolerância alimentar se caracteriza pela dificuldade do organismo em processar algumas moléculas de determinados alimentos, como no caso da lactose. A lactose é o açúcar natural presente no leite da vaca e nos seus derivados.
Essa substância é usada pelo organismo como fonte de energia para o desenvolvimento do sistema nervoso central, melhorar a absorção de ferro, cálcio, fósforo, vitamina D e também para ajudar na prevenção da osteoporose.
A lactose, quando digerida, tem suas moléculas quebradas por uma enzima chamada lactase. As pessoas portadoras de intolerância à lactose possuem a deficiência ou a ausência dessa enzima, o que impede a digestão desse açúcar pelo organismo.
Quais os sintomas e causas da intolerância à lactose?
As causas variam de acordo com o tipo da doença. Quando congênita, o bebê a manifesta logo após o nascimento, através da diarreia que cessa com a retirada da lactose da dieta.
A deficiência secundária de lactase é reversível e tem origem em alguma outra doença que afeta a mucosa do intestino, tais como, parasitoses, ressecção do intestino, consumo abusivo de álcool e fibrose cística.
Já a primária do tipo adulto é uma condição natural do ser humano. O indivíduo consegue processar a lactose normalmente durante a infância, mas quando chega a idade adulta perde essa capacidade.
Entre os sintomas mais recorrentes estão a dor e o inchaço abdominal, a diarreia, o acúmulo de gases, a azia, náusea e dor de cabeça.
O que é a alergia ao leite?
A alergia alimentar se caracteriza pela forma como o organismo percebe a presença de determinadas proteínas, ativando o sistema imunológico para combatê-las. Esse ataque afeta negativamente diversos órgãos do corpo.
Essa é a principal diferença entre alergia e intolerância. A alergia é uma resposta das nossas células de defesa, já a intolerância é uma dificuldade na metabolização/digestão de determinadas moléculas.
A alergia ao leite é a reação adversa mais comum na infância. Os alérgicos a essa proteína não podem nem ter o contato com ela, pois pode produzir graves consequências.
Quais são as causas e sintomas?
Os sintomas da alergia ao leite podem ser agudos ou insidiosos, sendo mais frequente os vômitos, diarreia, retardo do crescimento e/ou sangue nas fezes. Em alguns casos, pode ocorrer reações na pele, tais como, rinite, urticária, dermatite atópica, entre outros.
Diferentemente da intolerância alimentar, o mal estar apresentado por pessoas alérgicas ao leite afeta a todo o corpo, podendo até levar o paciente à morte em função do fechamento da glote.
Entendeu a diferença entre intolerância à lactose e a alergia ao leite? Caso queira tirar alguma dúvida, procure um gastroenterologista para conversar.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como
gastroenterologista em Brasília.