endoscopia

Como deve ser a preparação para a endoscopia?

Com a evolução da medicina diagnóstica, surgiram diversas possibilidades de detecção de doenças em nossos órgãos internos. A endoscopia é um desses exames realizados para a análise de possíveis doenças do sistema digestivo. Apesar de ser um importante procedimento, muitas pessoas ficam temerosas só de ouvirem esse nome. Conhece esse exame? Sabe como se preparar para ele? Continue a leitura porque vou responder a essas e outras dúvidas que você possa ter.

O que é endoscopia?

É um exame de imagem que é realizado para investigar sinais de Doenças nos órgãos do sistema digestivo do paciente. Através da endoscopia, o gastroenterologista consegue confirmar o diagnóstico de esofagite, gastrite, tumores, úlceras gástricas ou duodenais, câncer de duodeno, estômago ou de esôfago. O procedimento também pode ser realizado para a introdução de sonda no estômago para alimentação de pessoas que estão impossibilitadas de comer. Pode ser recomendado para a retirada de pólipos ou de tumores malignos quando estão em sua fase inicial. A endoscopia é o exame realizado para analisar a mucosa do esôfago, estômago e parte do intestino delgado com o objetivo de encontrar a causa de alguns sintomas, tais como, azia, má digestão, dores estomacais e refluxo. Esses sinais podem ser consequências de uma alimentação inadequada ou da presença de uma gastrite, inflamação ou até de um tumor.

Como é o procedimento?

O paciente deve ficar atento para permanecer em jejum de no mínimo 8 horas até à realização do exame. Antes de iniciar o exame, o paciente irá receber um sedativo intravenoso ou uma anestesia local. Depois, para facilitar a realização, ele é deitado de lado e um objeto de plástico, chamado de bocal, é colocado em sua boca para que ela permaneça aberta e assim não morda o aparelho. Posteriormente, o gastroenterologista insere o endoscópio pela boca do paciente.  O endoscópio é um tubo em formato cilíndrico que possui uma câmera em sua extremidade. Assim, o médico insere o tubo até a área desejada e visualiza imagens dos órgãos em tempo real. Geralmente, o endoscópio percorre o esôfago, estômago e o duodeno. Caso o médico perceba que há algo errado, pode utilizar o mesmo objeto para retirar uma amostra tecidual do órgão e realizar a sua biópsia. Em função da sedação, o paciente não sente nenhum incômodo ou desconforto e o procedimento costuma durar 30 minutos.

Como é a preparação do paciente?

Antes de passar pela endoscopia, o paciente precisa seguir as recomendações médicas e se preparar para realizá-lo. As orientações mais comuns são:
  • Realização de uma dieta leve, evitando alimentos de difícil digestão, como por exemplo, a carne vermelha;
  • Manter-se em jejum de alimentos sólidos por oito horas;
  • Manter-se em jejum de alimentos líquidos de três a quatro horas;
  • Evitar o uso de medicamentos que diluem o sangue, tais como, a aspirina.
A alimentação leve e o jejum são solicitados para que o estômago esteja vazio no momento do exame, pois, caso contrário, não será possível visualizar os outros órgãos. Ao seguir essas orientações, o paciente também evita o risco de aspirar o conteúdo do estômago para o pulmão. Entendeu como funciona a endoscopia? O que achou do preparo? Para evitar quaisquer problemas, procure um gastroenterologista de sua confiança e que tenha experiência em realizar esse exame. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp