Cerca de 30% da população mundial sofre com constipação intestinal, também conhecida como prisão de ventre. O dado é preocupante, pois reflete um problema muito maior: a qualidade da alimentação em todas as faixas etárias.
Este texto traz dicas de alimentos que podem prender o intestino e que, portanto, devem ter o consumo moderado ou, em alguns casos, evitado. Acompanhe.
Alimentos que podem causar prisão de ventre
Apesar de existirem diversos fatores para a constipação intestinal, o mais comum está ligado à combinação de uma dieta pobre em fibras, baixo consumo de água e uso em excesso de uma série de alimentos.
A boa notícia é que com alguns ajustes é possível melhorar a qualidade de vida e evitar problemas mais graves, como uma obstrução intestinal, por exemplo.
Entre os alimentos cujo consumo deve ser moderado ou evitado estão os descritos em seguida.
Refrigerante
Que o refrigerante faz mal à saúde é de conhecimento geral. Entretanto, por ele ser rico em açúcares, o consumo pode prejudicar a ação de algumas bactérias boas, que auxiliam no funcionamento do intestino. Ao mesmo tempo, o produto pode contribuir para a produção de bactérias perigosas para o organismo.
Cereais refinados
Os alimentos desse grupo, produzidos com farinha branca, são extremamente pobres em fibras e vitaminas que contribuem para a contração intestinal. Além disso, contribuem na formação de gases, gerando estufamento e incômodo na barriga.
Dessa forma, devem ser evitados os biscoitos, massas, pães e mesmo o arroz branco.
Carne vermelha
Apesar de rica em proteínas, a carne vermelha (boi e porco) é um alimento de difícil digestão. Em alguns casos, ela pode levar até 90 horas para que seja digerida, causando constipação. O ideal é dar preferência para outros tipos de proteína, sejam animais ou vegetais.
Alimentos processados
Os alimentos processados contêm poucas fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do intestino. Por isso, é fundamental dar preferência a alimentos frescos.
Sempre que possível, evite enlatados,
fast foods, comidas congeladas, industrializadas e outros alimentos similares.
Banana verde
Quando verde, a banana contém grande quantidade de amido, que pode ser responsável por inchar o intestino, causando constipação. Sem considerar que a pectina, que pode prender as fezes e absorver a água do trato intestinal.
Essa recomendação só vale para a banana verde. Quando ela está madura, a fruta tem fibras solúveis, que ajudam os movimentos intestinais.
Ciente dos alimentos que promovem a prisão de ventre, basta seguir uma dieta saudável e caprichar no consumo de água ao longo do dia. Pequenas ações e cuidados com a alimentação podem melhorar a qualidade de vida.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como
gastroenterologista em Brasília.