O sistema digestivo é responsável por diversas tarefas que são de grande importância para o bom funcionamento do organismo. Ele pode ser afetado por diversos tipos de distúrbios que provocam desconforto e incômodo. As patologias mais recorrentes do trato digestivo são refluxo gastroesofágico, esofagite e gastrite.
Você conhece algumas dessas doenças? Sabe como são causadas? Continue, então, a leitura e aprenda sobre os seus sintoma e os tratamentos disponíveis.
O que é refluxo gastroesofágico?
Conhecida como azia, a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ocorre quando há retorno involuntário e constante do conteúdo gástrico para o esôfago. Como esse órgão não está preparado para receber ácidos estomacais, o seu revestimento interno é afetado provocando irritação nesse tecido. Ao fazer refeições, os alimentos passam pela boca e faringe, descem pelo esôfago e chegam ao estômago. Na ligação entre esses dois últimos órgãos, há o esfíncter. O esfíncter é uma válvula que se abre para que os alimentos saiam do esôfago e entrem no estômago. Para evitar que o suco gástrico vá para o esôfago, o esfíncter se fecha imediatamente após a passagem dos alimentos. Se ele não se fechar corretamente, o suco gástrico, os alimentos e os líquidos podem retornar para o esôfago, causando o refluxo.Como é causado?
A DRGE é causada pelo mau funcionamento do esfíncter. Assim, o diagnóstico dessa patologia está na origem desse mau funcionamento. As causas mais comuns são:- hérnia de hiato ocasionada pelo deslocamento da transição entre o esôfago e o estômago, que se movimenta para dentro da cavidade torácica;
- fragilidade muscular da válvula e das estruturas próximas;
- alterações no esfíncter que provocam o seu funcionamento inadequado.