refluxo gastroesofágico

Refluxo gastroesofágico: sintomas, causas e tratamentos

O sistema digestivo é responsável por diversas tarefas que são de grande importância para o bom funcionamento do organismo. Ele pode ser afetado por diversos tipos de distúrbios que provocam desconforto e incômodo. As patologias mais recorrentes do trato digestivo são refluxo gastroesofágico, esofagite e gastrite. Você conhece algumas dessas doenças? Sabe como são causadas? Continue, então, a leitura e aprenda sobre os seus sintoma e os tratamentos disponíveis.

O que é refluxo gastroesofágico?

Conhecida como azia, a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) ocorre quando há retorno involuntário e constante do conteúdo gástrico para o esôfago. Como esse órgão não está preparado para receber ácidos estomacais, o seu revestimento interno é afetado provocando irritação nesse tecido. Ao fazer refeições, os alimentos passam pela boca e faringe, descem pelo esôfago e chegam ao estômago. Na ligação entre esses dois últimos órgãos, há o esfíncter. O esfíncter é uma válvula que se abre para que os alimentos saiam do esôfago e entrem no estômago. Para evitar que o suco gástrico vá para o esôfago, o esfíncter se fecha imediatamente após a passagem dos alimentos. Se ele não se fechar corretamente, o suco gástrico, os alimentos e os líquidos podem retornar para o esôfago, causando o refluxo.

Como é causado?

A DRGE é causada pelo mau funcionamento do esfíncter. Assim, o diagnóstico dessa patologia está na origem desse mau funcionamento. As causas mais comuns são:
  • hérnia de hiato ocasionada pelo deslocamento da transição entre o esôfago e o estômago, que se movimenta para dentro da cavidade torácica;
  • fragilidade muscular da válvula e das estruturas próximas;
  • alterações no esfíncter que provocam o seu funcionamento inadequado.

Quais os sintomas?

Os sintomas variam conforme a causa da doença. Geralmente, o indivíduo que sofre refluxo tem a sensação de que há algo entalado na garganta e esse incômodo aumenta quando ele se curva ou deita. A DRGE apresenta sintomas bem característicos, tais como, dor no peito, regurgitação, tosse seca, rouquidão, dor de garganta, náusea, afta, pigarro, sinusite, otite, queimação na boca do estômago e até pneumonia, bronquite e asma.

Quais os tratamentos?

Geralmente, a primeira abordagem do gastroenterologista é clínica podendo associar uma mudança no estilo de vida com medicações apropriadas para cada caso. Caso você apresenta sintomas semelhantes aos descritos neste texto e suspeite que possa estar acometido pela doença do refluxo gastroesofágico, procure um gastroenterologista para ser avaliado. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.