úlceras gástricas

O que são úlceras gástricas?

As úlceras são defeitos ou rompimentos profundos na mucosa do estômago, semelhantes a feridas. Diferenciando-se assim das erosões causadas pela gastrite que são feridas superficiais. O tamanho da úlcera pode atingir vários centímetros e podem produzir complicações como hemorragia gastrointestinal (vômitos com sangue), perfuração e obstrução. As úlceras podem afetar diversas partes do nosso organismo e as que acometem os órgãos do trato digestivo são conhecidas como úlcera péptica. Podem acometer o estômago (gástricas), o esôfago (esofágicas) ou o duodeno (duodenais). Uma das tarefas desempenhadas pelo estômago é a produção de ácidos que atuam na digestão dos alimentos. Porém, quando há uma disfunção nessa produção, os ácidos estomacais atacam o revestimento interno do órgão. Para evitar a formação de lesões, o estômago possui uma camada protetora de muco que bloqueia a ação dos ácidos. Mas quando não há o bom funcionamento da proteção, ocorre a formação de gastrite ou de úlceras.

O que pode causar as úlceras gástricas?

Em nosso organismo habitam diversas espécies de micro-organismos que têm um papel importante para o corpo. Porém, uma dessas bactérias, a Helicobacter pylori, é o principal agente causador das úlceras do estômago. Quando não há a presença dela, existem outros pontos que são apontados como facilitadores para a formação dessas feridas na mucosa. Os principais fatores de risco são:
  • uso excessivo de medicamentos que afetam as defesas da parede do estômago, como analgésicos, anti-inflamatórios, suplementos de potássio e medicamentos para tratar a osteoporose;
  • consumo abusivo de álcool;
  • tabagismo;
  • histórico familiar;
  • estresse.

Quais são os sintomas?

A presença de sintomas não é uma regra, pois há casos em que esse problema é assintomático. Geralmente, os primeiros sinais aparecem quando as úlceras já se desenvolveram e começam a causar complicações. Entretanto, quando os sintomas aparecem, costumam ser:
  • dor abdominal, que piora durante a ingestão de bebidas ou alimentos;
  • queimação na junção entre o umbigo e o esterno.
  • vômitos com presença de sangue;
  • fezes escurecidas ou avermelhadas;
  • náusea;
  • dor de cabeça;
  • perda de apetite;
  • perda de peso;
  • fadiga.

Como é o tratamento?

O tratamento da úlcera gástrica varia conforme a sua causa. Se a origem estiver na contaminação da bactéria Helicobacter pylori, a alternativa mais eficiente é a prescrição de antibióticos, que irão erradicar a bactéria do seu organismo. Para reduzir o nível de acidez no estômago, o gastroenterologista poderá receitar o uso de antiácidos ou inibidores de acidez. Com a diminuição, o processo de cura da úlcera é mais eficaz e rápido, além de reduzir as chances de reincidência. A mudança dos hábitos alimentares é outra etapa importante do tratamento. O paciente precisa priorizar a ingestão de frutas, legumes, verduras, grãos e carnes magras. Caso seja observado a presença de sangue nos vômitos ou nas fezes, a endoscopia pode ser realizada para investigação dessa hemorragia e para controle do sangramento.

Como prevenir?

Existem alguns cuidados a serem tomados para evitar o aparecimento das úlceras ou controlar as crises:
  • evitar fumar;
  • evitar a ingestão de chá que contenha cafeína, café, refrigerantes e bebidas alcoólicas;
  • interromper o uso de aspirinas e anti-inflamatórios — para isso, converse com seu médico para buscar uma alternativa;
  • controlar o estresse.
Pronto! Agora você já sabe o que são as úlceras gástricas. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre meu trabalho como gastroenterologista em Brasília.